Um em cada cinco brasileiros não tem acesso à internet, segundo IBGE

Pnad Contínua indica ainda desigualdade de acesso entre estudantes

Publicado em 14/04/2021 - 16:15 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet em 2019. O número representa 21,7% da população com idade acima de 10 anos e faz parte da Pnad Contínua, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE. Apesar de expressivo, o resultado mostra uma redução em relação a 2018, quando quase 46 milhões de pessoas não estavam conectadas no país.

O suplemento, que analisou o uso da internet pelas famílias brasileiras, mostra o efeito da desigualdade entre os estudantes. Nas escolas particulares, a maioria, ou 98,4% tiveram acesso à internet no ano avaliado.

Já para aqueles da rede pública de ensino, o percentual foi 83,7%. Isso significa dizer que em 2019, mais de 4 milhões de alunos das unidades públicas não navegaram na internet. Nas instituições privadas o número foi bem menor, apenas 147 mil.

A Pnad também aponta diferenças de acesso por região do país. No Norte e Nordeste o percentual de estudantes da rede pública que utilizaram a internet foi de 68,4% e 77%, respectivamente, enquanto nas demais regiões este percentual variou de 88,6 a 91,3%.

A diferença fica ainda maior quando são considerados os estudantes das escolas particulares: nesse caso, o uso da rede de computadores ficou acima de 95% nas cinco regiões do país.

A desigualdade entre os alunos das redes pública e privada fica evidente também quando se observa as razões para a falta de acesso à internet. A técnica do IBGE responsável pela pesquisa, Alessandra Brito, destaca que a questão financeira é o principal fator apresentado.

Entre os quase 40 milhões de brasileiros que não utilizaram a internet em 2019, os principais motivos alegados foram os seguintes: 43,8% disseram não saber utilizar; 31,6% afirmaram não ter interesse. Já para 18%, o custo financeiro foi a justificativa para não acessar o serviço.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Chega a 154 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

O panorama foi atualizado na noite desta sexta-feira (17) pelo governo do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Governo libera R$ 66 milhões para a área de saúde no Rio Grande do Sul

O recurso vai permitir a abertura de 105 leitos clínicos e 10 leitos de UTI pediátrica. 

Baixar arquivo
Economia

Medida Provisória antecipa R$ 192 milhões do FPM ao Rio Grande do Sul

Ministro Alexandre Padilha diz que municípios declarados em situação de calamidade receberão valor duplo do Fundo de Participação dos Municípios.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ícone trans, atriz Divina Valéria abre a série TRANSformando as Artes

Para marcar e celebrar as sete semanas entre o Dia Internacional de Combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio, e o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em 28 de junho, a Radioagência Nacional publica o podcast Transformando as Artes.

Baixar arquivo
Geral

Vitimas das enchentes devem analisar com atenção contratos de seguros

Coberturas de veículos podem incluir diferentes riscos, inclusive alagamentos e inundações. Mas é o cliente que indica quais itens quer contratar. Já o Seguro Habitacional, obrigatório para quem financia um imóvel, protege os imóveis contra os danos causados por diversas razões, entre elas, inundação ou alagamento, ainda que decorrente de chuva.

Baixar arquivo
Geral

MPT recebe denúncias de violações trabalhistas envolvendo enchentes

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, 60% das denúncias são pela exigência que o empregado vá trabalhar em local de risco ou em más condições.

Baixar arquivo